Wednesday, December 20, 2006

Pai Natal de sabor amargo entregue a crianças de Canas de Senhorim



Pai Natal de sabor amargo entregue a crianças de Canas de Senhorim, pela Câmara Municipal de Nelas, na festa dos Jardins e Escolas do 1º Ciclo.
Chegou-me através do correio electrónico, (municipiodecanasdesenhorim@gmail.com), fotos com um pequeno texto a informar de forma resumida o sucedido.

Se tivesse um filho que consumiu um Pai Natal, com prazo de validade ultrapassado como se pode ver na imagem, Fevereiro de 2006, pediria sem dúvida uma indemnização, pelos danos físicos causados.

Preenchia uma ficha em http://www.asae.pt/ - Queixas e Denúncias , no site da ASAE, pode ser preenchido de forma anónima ou enviando um e-mail para “correio.asae@asae.pt”, também de forma anónima caso se pretenda, pois permite as duas situações.

As diligências/sugestões a tomar caso não tenham sido já tomadas pelos responsáveis do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim:

1º - Informar os pais dos alunos, pode e ainda existe quem não consumiu, fica caro telefonar aos pais, mas fica muito mais caro uma criança com problemas de saúde, e neste caso a Câmara Municipal de Nelas deveria disponibilizar um telefone, para o efeito, mas sem nunca o Agrupamento divulgar os dados dos alunos, pois podem incorrer na violação da protecção de dados;

2º - Saber junto da entidade Câmara Municipal de Nelas, quando comprou os chocolates;

3º - Confirmar os dados fornecidos pela Câmara, através da verificação do lote de fabrico;

4º - Actuar em conformidade, pois foram muitas as crianças que tiveram vómitos e diarreia;

5º - Não deixar de apurar os responsáveis levando o caso às últimas consequências;

6º - Esta falta de segurança no controle alimentar foi real, outros tipos de falta de segurança poderão existir, quem é que faz o auto-controle dos alimentos, como é que se deixou ingerir um produto quase com um ano de validade ultrapassada, por crianças de tão tenra idade (dos 3 anos aos 10), creio que Canas de Senhorim não foi caso único;

7º - Os responsáveis do Agrupamento de Escolas devem fazer uma exposição junto do Delegado de Saúde e ASAE, para que casos destes não se repitam;

8º - Não existe segurança alimentar por parte da Câmara Municipal de Nelas, será que existe segurança a nível dos transportes?

9º - Será que existe segurança a nível das instalações físicas, desde a parte dos edifícios, passando pela parte eléctrica e caldeiras, quem é que assina os termos de responsabilidade, que tipo de certificação têm?

10º - As autarquias são as responsáveis e as entidades competentes pelo bom zelo dos Jardins de Infância e 1º Ciclo, não podem confiar na sorte;

Quando a saúde pública está em risco não se pode tolerar situações deste género, até porque se trata de crianças que ao ver uma guloseima a comem na hora, sem olhar a mais nada.

Canas de Senhorim, 20 de Dezembro de 2006.

1 Comments:

At 7:32 AM, Blogger PortugaSuave said...

Um Feliz Natal, sobretudo com as doçarias dentro do prazo de validade :)

 

Post a Comment

<< Home